03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível


Todos nós queremos ser lembrados, é natural. A lembrança é uma forma de eternizar algo ou alguém em nós. No mundo do trabalho, o efeito de uma boa lembrança pode ser a contratação. A entrevista de trabalho é a oportunidades de fazer-se inesquecível e ser enxergado para além do currículo. Porém, muitos encontram dificuldade em como se comportar nesse momento. Este breve artigo foi feito para ajudá-lo a ser inesquecível numa entrevista de trabalho com base em todas as experiências LINCE de ao longo de mais de dez anos de atuação.

O que lhe orientamos a exercitar é o seguinte:

01. Mantenha o controle emocional

A entrevista é um momento caracterizado por uma grande latência emocional. Um encontro de muitas expectativas por parte de qualquer candidato, algo perfeitamente compreensível. Prestar atenção à respiração é uma ótima estratégia para não ser sequestrado pela ansiedade; a respiração é um mecanismo de controle emocional muitas vezes ignorado. Ela é a primeira coisa afetada pelo nervosismo. Isso atrapalha a oxigenação do cérebro e, por extensão, a fluidez das ideias. Manter uma respiração consciente, profunda e calma durante a entrevista é uma estratégia para se sintonizar ao momento e usar sua bagagem pessoal a seu favor. 

02. Seja autêntico

Sua história é o seu caminho. Usar sua bagagem pessoal a seu favor significa, antes de tudo, não mentir. Suas experiências de trabalho e seu estilo de trabalhar são você. Se você está diante de um possível contratante ou entrevistador, isto significa que sua trajetória é digna de ser compartilhada. Logo, não é preciso (nem justificável) contar vantagens ou inventar histórias que não aconteceram para soar como um gênio da inovação. Uma entrevista de trabalho inesquecível é marcada pela autenticidade. Compartilhe seu modo de funcionar: se mais estratégico ou espontâneo, planejador ou inventivo. Preze pela autenticidade, mas não caia na armadilha da prepotência. Franqueza não é o mesmo que arrogância.

03. Exercite o bom senso

Exercitar o bom senso significa usar de franqueza consigo mesmo para se candidatar a qualquer vaga. Se o cargo é referente a um trabalho mais ativo dinâmico não será inteligente nem emocionalmente saudável uma pessoa de perfil metódico e quieto se candidatar a ele. O mesmo vale para vestimenta: acessórios e estética, exceto em cargos voltados para moda, por exemplo, não são levados em consideração em funções onde o pensamento rápido é peça fundamental (como na área da saúde). Quanto maior a compatibilidade com o cargo, mais confortável será sua entrevista.

Dica bônus: a base de tudo

Nenhuma das dicas será válida caso você não exercite o seu autoconhecimento. O momento da entrevista não precisa ser um inquérito, pois não existe experiência de trabalho errada. Existem erros de procedimentos e o não se permitir aprender com eles. Nosso trabalho é um meio de descobrir e exercitar forças e virtudes do nosso caráter; refletir sobre eles e o quanto os desenvolvemos ao longo de nossas experiências enriquece nossa autoconfiança para agir com naturalidade na hora de uma entrevista de trabalho.

“O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.” B.F. Skinner

Conteúdo relacionado

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

09/10/2019

Todos nós queremos ser lembrados, é natural. A lembrança é uma forma de eternizar algo ou [...]

Leia mais

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

06/10/2019

Vivemos numa era de muito conteudismo. Isso nos dificulta filtrar o que é urgente do que é [...]

Leia mais

As 04 competências para uma alta performance

As 04 competências para uma alta performance

23/10/2019

Foto: Sarah Cervantes

Antes um princípio restrito a atletas, [...]

Leia mais