As três formas de incentivar o desempenho ótimo

As três formas de incentivar o desempenho ótimo


Daniel Goleman, psicólogo pesquisador responsável por apresentar ao mundo o conceito de inteligência emocional, comenta sobre a existência de uma “zona de desempenho ótimo” no ser humano. Quando estimulada, as pessoas conseguem produzir com mais qualidade. Já tinha ouvido falar nela antes?

A zona de desempenho ótimo é chamada por muitos de estado de fluxo. Nele, não há distração do foco e sentimento de grande alegria e satisfação por realizar determinada tarefa.

Nos termos de Goleman, é um estado de verdadeira harmonia neural: o nível de estresse não é tão ruim a ponto de desmotivar ou desesperar a pessoa, e a tarefa é executada com empenho.

Para líderes e gestores este é um estado importante e valioso. Afinal, uma organização de alto desempenho se destaca em todos os seus aspectos quando dessa maneira. Desde operacionais até o relacionamento com o cliente. Porém, isso não acontece ao acaso.

É preciso desenvolver a zona de desempenho ótimo. Esta é a tarefa primordial de todo aquele que ocupa lugar de liderança. Compromisso, motivação e empenho são atitudes que podem ser cultivadas de forma estratégica e, assim, tornarem-se competências que diferenciam a organização como um todo por conta do desempenho ótimo.

Existem três formas para se alcançá-lo:

Ajustar as exigências

Se o colaborador se encontra desanimado ou entediado isto significa subaproveitamento de suas habilidades. É preciso que o desafio seja maior e torne seu trabalho interessante de ser realizado. Por exemplo, ao dar-lhe mais autonomia.

O contrário também pode acontecer; se há uma sobrecarga de exigências, o nível de estresse, fadiga e desespero aumentam. Em casos assim, é preciso haver um acompanhamento da realização do trabalho e um apoio compatível com a profundidade da tarefa – seja ele emocional ou logístico.

Treinar a competência chave

Certa vez Derek Bok, ex-reitor de Harvard, disse “se você acredita que o treinamento é caro, experimente a ignorância”. O nível de engajamento é proporcional ao grau de conhecimento do indivíduo. Se a competência em questão é planejamento, por exemplo, treiná-la tornará o colaborador mais apto a assumir maiores responsabilidades na estratégia da empresa. Como consequência, se sentirá mais motivado e sua zona de desempenho ótimo se fortalecerá.  

Treinamento de concentração

A capacidade de manter o foco é a mais básica das aptidões mentais. Ela se relaciona diretamente com a produtividade e direciona a gestão do engajamento. Como toda capacidade mental, ela poder ser treinada e melhorada.

A concentração é uma aptidão que se relaciona à regulação da ansiedade, estresse e motivação. Ninguém consegue produzir estando melancólico ou em fadiga. Exercícios de meditação e repetição são como uma musculação cognitiva para a capacidade de direcionar e manter o foco.

Estudos tem comprovado diversos benefícios de práticas medidativas para saúde[1] e efeitos positivos em alcance de metas [2,3], assim como o próprio Goleman expõe em seus livros sobre inteligência emocional.

Para se alcançar o desempenho ótimo é preciso um nível de franqueza para tratar pontos de melhora com motivação, estratégia e também treinamento. À medida que o líder ou gestor investe nesta zona de desempenho ótimo, processos de trabalho são realizados com mais fluidez e a gestão acontece de forma humanizada.

Conteúdo relacionado

Lince completa 11 anos

Lince completa 11 anos

08/12/2019

Hoje a Lince completa onze anos de vida!

Amadurecemos muito até aqui. [...]

Leia mais

O que é humanização corporativa?

O que é humanização corporativa?

28/11/2019

Muito tem se falado sobre as atuais estratégias de mercado. A lógica de consumo, a forma [...]

Leia mais

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

09/10/2019

Todos nós queremos ser lembrados, é natural. A lembrança é uma forma de eternizar algo ou [...]

Leia mais

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

10/01/2020

Vivemos numa era de muito conteudismo. Isso nos dificulta filtrar o que é urgente do que é [...]

Leia mais

A comunicação ainda é a base, acredite

A comunicação ainda é a base, acredite

09/12/2019

Não adianta, aonde formos nossa história irá junto. Pesada ou surpreendente, monótona ou ainda no rascunho. Não tem [...]

Leia mais