O que significa humanizar uma empresa?


Muito tem se falado sobre as atuais estratégias de mercado. A lógica de consumo, a forma de as pessoas trabalharem e de empresas fazerem negócios hoje é diferente por conta das transformações tecnológicas. Hoje se fala mais de sustentabilidade, qualidade de vida, saúde mental e felicidade no trabalho.

A gestão que considera esses fatores como componentes de processos de trabalho acaba por humanizar sua organização e se destacando no mercado. Neste artigo você aprenderá sobre como a humanização corporativa é um diferencial competitivo para as organizações.

O que significa a humanização corporativa?

A humanização corporativa pode ser facilmente confundida com práticas pontuais como ações e campanhas específicas voltadas para filantropia, hábitos de sustentabilidade ou costumes menos tradicionais como uma gestão “pet friendly”.

Porém, a humanização corporativa acontece através de práticas contínuas de desenvolvimento do capital psicológico da organização na mesma intensidade com que ela investe no seu repertório técnico. A lógica dessa gestão é que para o aperfeiçoamento de processos de trabalho, maior engajamento e estratégias mais sólidas o ambiente corporativo seja estimulante e promova o melhor que seus colaboradores possam ser. Afinal, é improdutivo e até mesmo adoecedor trabalhar num ambiente guiador por normas amedrontadoras e pessoas acuadas.

Por que humanizar?

Empresas são resultado de pessoas. A performance só atinge o seu melhor quando o ambiente está construído para tal. A Society for Human Resource Management (SHRM) relata que funcionários satisfeitos performam 20% melhor do que os insatisfeitos. Além disso, a probabilidade deles trocarem de empresa é 87% menor.

Outros dados são chamativos: segundo pesquisas da OMS, o ROI (retorno sobre investimento) de uma empresa que investe na saúde mental do colaborador oferecendo melhores condições de trabalho é de 400%. Já segundo a Universidade da Califórnia, pessoas felizes chegam a produzir 31% a mais. A humanização corporativa é a estratégia que diferencia e destaca qualquer empresa atenta às necessidades humanas atuais.

Os três pilares da humanização corporativa

A base da humanização corporativa é o relacionamento coerente entre um propósito bem definido, uma cultura que promova o alinhamento de valores e engajamento e, por fim, uma liderança consciente. Entenda abaixo cada um deles.    

Propósito

Em resumo, o propósito é o porquê de uma empresa. Não é um objetivo a ser alcançado, mas a razão de ela existir. É como uma bússola que guia a forma de liderar, fazer negócios e trabalhar – desde a confecção do produto ou serviço até o atendimento ao cliente.

Ter um propósito contribui para a estratégia de gestão, pois quando se fala em propósito no mundo corporativo, estamos falando de valor compartilhado. Ou seja, a gestão compreende que a condução dos negócios impacta diretamente na vida de indivíduos e da comunidade em que a empresa se encontra. O propósito agrega valor ao mesmo tempo em que a empresa compartilha o seu próprio.

Cultura

A cultura é tudo aquilo que faz os colaboradores se engajarem mais e melhor.  Como uma cola, que no caso são os valores, perspectivas e estimativas da empresa. A cultura corporativa é o diferencial competitivo de qualquer empresa que queira investir na sua humanização.

Se há colaboradores que tratam suas tarefas com entusiasmo, os clientes percebem e retribuem com seu entusiasmo e fidelidade. O contrário também. Conquistar um lugar no coração do cliente requer uma cultura corporativa que inspire os funcionários a desempenharem  seu melhor. Para isso, é preciso de um alinhamento de propósitos.

Liderança consciente

A liderança de uma empresa disposta a se humanizar precisa agir com consciência. Isso significa se capacitar para administrar não só processos de trabalho, mas também humores e relações. Todo o ambiente corporativo – desde a contratação até a comunicação de normas – impacta e influencia no desempenho do colaborador.

O líder atento cria condições para que os impactos da gestão sejam positivos e estimulantes para a sua equipe, pois é a partir dela que o posicionamento da organização como um todo se constrói no mercado. Treinamentos, ações e campanhas são os meios de alinhar os propósitos envolvidos e fortalecer a gestão e toda a inteligência envolvida no jeito de a organização trabalhar. Como dito anteriormente, a humanização corporativa é a estratégia que diferencia e destaca qualquer empresa atenta às necessidades humanas atuais

Conteúdo relacionado

Lince completa 11 anos

Lince completa 11 anos

08/12/2019

Hoje a Lince completa onze anos de vida!

Amadurecemos muito até aqui. [...]

Leia mais

O que significa humanizar uma empresa?

O que significa humanizar uma empresa?

28/11/2019

Muito tem se falado sobre as atuais estratégias de mercado. A lógica de consumo, a forma [...]

Leia mais

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

09/10/2019

Todos nós queremos ser lembrados, é natural. A lembrança é uma forma de eternizar algo ou [...]

Leia mais

A comunicação ainda é a base, acredite

A comunicação ainda é a base, acredite

09/12/2019

Não adianta, aonde formos nossa história irá junto. Pesada ou surpreendente, monótona ou ainda no rascunho. Não tem [...]

Leia mais

Aconteceu a Turma 02 do Workshop Eneagrama da Transformação

Aconteceu a Turma 02 do Workshop Eneagrama da Transformação

07/11/2019

Nos dias 05 e 06 de novembro, realizamos em Vitória a segunda versão do workshop Eneagrama [...]

Leia mais