Como se posicionar melhor no mercado e ser visto - Lince - Humanização Corporativa

Como se posicionar melhor no mercado e ser visto


É inegável que o mercado de trabalho está outro. As novas tecnologias são a principal causa; enquanto o desemprego afeta 12,7% da população brasileira, novas formas de trabalhar tem surgido com aplicativos oferecendo serviços e soluções cada vez mais práticos, confortáveis e personalizadas ao consumidor. A internet é o elo entre compra e consumo. Temos, então, que ser freelancer não mais difere de ser um empresário.

Eis aí a importância de se ter em mente conceitos como trabalhabilidade e empregabilidade. O momento pede atuação estratégica. Este artigo foi feito a partir dos principais pontos destacados na live de mesmo tema com os consultores Rebeca Mangaraviti e Thiago Barbosa para ajudá-lo nisso.

Empregabilidade versus Trabalhabilidade: onde me encaixo?

Conhecer o que significa empregabilidade e trabalhabilidade é muito importante para a construção da carreira. Empregabilidade diz respeito à aptidão de manter-se em um emprego diante das condições de mercado. Relaciona-se tanto às competências quanto aos valores do profissional: adequação a cultura da empresa, contínuo aprimoramento técnico, desenvolvimento pessoal, atenção às tendências de mercado e de seu nicho de atuação, e também domínio das novas tecnologias.

A trabalhabilidade é outra forma de posicionamento profissional. Em poucos termos, é a capacidade de gerar trabalho e novas fontes de renda. Geralmente, um fazer-se como fonte de renda. Assim, envolve ainda mais atenção às transformações no mercado, investimento no aprendizado e capacidade de reinventar-se como pessoa. 

Um não exclui o outro e nem tampouco um é melhor do que o outro. As duas formas de posicionamento convivem juntas hoje em dia de forma natural. Por exemplo, é comum termos um amigo ou alguém na família que embora seja funcionário de uma empresa, complementa sua renda realizando outros tipos de serviço (na própria área ou não).

Enquanto empregabilidade diz respeito a conquistar um cargo e manter-se nele, trabalhabilidade tem a ver com formas mais autônomas de produzir e gerar renda. A partir desses conceitos, é possível traçar uma estratégica condizente com sua realidade, objetivos profissionais e plano de carreira. Abaixo, separamos três dicas básicas que se relacionam a essas duas formas de posicionamento no mercado.

 As três dicas básicas para se posicionar melhor no mercado

Queira você conquistar uma contratação, evoluir na sua empresa ou empreender é preciso de uma coisa muito importante: um posicionamento estratégico. A internet é um mar de opções, portanto atuar de forma estratégica significa alinhar seus valores e visão de mundo às suas habilidades e experiências. Sua bagagem pessoal é condição tomada de qualquer decisão dentre as três opções citadas antes – contratação, evolução de cargo ou empreendedorismo. Abaixo, listamos as três dicas básicas para desenvolver seu posicionamento estratégico.

#01. A base: autoconhecimento sempre

Quando dizemos que a nossa, a sua, bagagem pessoal é condição para tomada de qualquer decisão nos referimos ao aproveitamento de nossas habilidades que nos destacam. Isso significa conhecer nosso perfil e investir em nosso estilo de produzir; ser habilidoso em organizar, administrar, cozinhar, cuidar, escrever ou ensinar é aproveitável e útil para os dois universos: empresarial e autônomo.

O desenvolvimento de carreira é proporcional ao desenvolvimento pessoal. Ele tem a ver com modéstia para aproveitar os pontos fortes e autocompaixão para desenvolver pontos fracos.

#02. Networking: valorize a comunicação

Posicionamento estratégico tem a ver com cercar-se de pessoas que inspirem e promovam nosso desenvolvimento. Isso é networking. Seja como empreendedor ou funcionário, é importante a busca por pessoas que nos sirvam de modelo. Conhecer sua forma de trabalhar, aprender de suas vivências e sempre que possível trocar experiências com elas te faz ser visto como alguém com sede de aprendizado, além de aprender de fato.

Se o seu exemplo de pessoa é um empresário de outro estado, acompanhá-lo nas redes sociais é uma forma de manter-se inspirado e aprendendo. As redes sociais são uma ótima plataforma para expor experiências pessoais, troca de conhecimento, aprendizados e desenvolvimento de projetos – seja ela qual for: Facebook, LinkedIn ou Instagram. Num mundo mediado pela internet, esta é uma ótima forma de fortalecer o networking, melhorar a comunicaçãoe alcançar mais pessoas segundo seus objetivos profissionais. Lembre-se: posicionamento es-tra-té-gi-co.  

#03. Palavrinha-chave: flexibilidade

As transformações em nosso cenário atual precisam ser encaradas como oportunidade de desenvolver novas formas de agir. Isso diz respeito a como nos comunicamos e nos fazemos ser lembrados pelas pessoas. Comparar nossa realidade pessoal com a de outros, ou mesmo a realidade do mercado atual com a de anos anteriores só estanca nossa capacidade de exercitar a flexibilidade.  

Mais uma vez, a internet é uma aliada no exercício dessa capacidade. Ela é fonte direta de pesquisa e aprendizado sem perder a comodidade. Nela encontramos de palestras a cursos online gratuitos de aprimoramento pessoal que podem ser aproveitados segundo objetivos específicos. Psicoterapia ou processo de coaching são formas mais específicas de se nutrir a flexibilidade.

“O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mudo que muda, de verdade,  rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos” Mark Zuckeberg

Conteúdo relacionado

Lince completa 11 anos

Lince completa 11 anos

08/12/2019

Hoje a Lince completa onze anos de vida!

Amadurecemos muito até aqui. [...]

Leia mais

O que é humanização corporativa?

O que é humanização corporativa?

28/11/2019

Muito tem se falado sobre as atuais estratégias de mercado. A lógica de consumo, a forma [...]

Leia mais

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

03 dicas valiosas para uma entrevista de trabalho inesquecível

09/10/2019

Todos nós queremos ser lembrados, é natural. A lembrança é uma forma de eternizar algo ou [...]

Leia mais

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

05 dicas de portais on-line para o seu amadurecimento

10/01/2020

Vivemos numa era de muito conteudismo. Isso nos dificulta filtrar o que é urgente do que é [...]

Leia mais

A comunicação ainda é a base, acredite

A comunicação ainda é a base, acredite

09/12/2019

Não adianta, aonde formos nossa história irá junto. Pesada ou surpreendente, monótona ou ainda no rascunho. Não tem [...]

Leia mais