Pesquisa reconhece empresas com as melhores relações com stakeholders

26.03.2021 | Notícias

Pesquisa reconhece empresas com as melhores relações com stakeholders

A segunda edição do estudo Empresas Humanizadas do Brasil contou com respostas de 36.868 pessoas de 226 organizações.

 

Clearsale, Magalu, Natura, Prezunic, Sítio Barreiras e Special Dog são as empresas de grande porte (com mais de 1 mil colaboradores) que se destacaram na segunda edição da pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil, conduzida pela startup de impacto Humanizadas. Elas, junto com outras 87 companhias de médio, pequeno e micro portes (confira todas abaixo), foram reconhecidas como Top Performance.

O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), contou com respostas de 36.868 pessoas de 226 empresas, coletadas ao longo de 2020, e foi elaborado com uma metodologia inédita. Baseada na ciência de dados, ela está diretamente relacionada à maior percepção de impacto positivo das organizações nos ecossistemas nos quais atuam e envolve a capacidade que elas têm de gerar valor e nutrir relacionamentos de excelência com seus múltiplos interlocutores (lideranças, colaboradores, fornecedores, parceiros e sociedade).

Na prática, o índice desenvolvido mede o Rating de Consciência das empresas, uma acreditação de boas práticas, revisada e atualizada anualmente pela Humanizadas, que conta com 11 níveis: AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E, sendo o primeiro (AAA), o mais desenvolvido e o último (E), o menos desenvolvido.

Como explica a startup, o método, determinado por meio da aplicação do instrumento Conscious Business Assessment (CBA), de sua própria autoria, segue os princípios do Capitalismo Consciente e tem fundamentação em estudos acadêmicos e modelos de engajamento, desenvolvimento humano, perfis psicológicos, estratégia de valor compartilhado e cultura organizacional.

“O que queremos é democratizar a evolução de consciência de indivíduos, organizações e sociedade, colocando a ciência e a tecnologia a serviço da nova economia”, diz Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas.

 

Imagem: Reprodução

A segunda edição da pesquisa teve como start o questionamento sobre qual é o papel das organizações hoje para garantir o futuro das próximas gerações. Dentre as 226 participantes, um ponto em comum, aponta o relatório, é o excelente desempenho nos Ratings de Consciência em seus cinco princípios fundamentais: propósito maior, estratégia de valor compartilhado, cultura consciente, adaptabilidade evolutiva e liderança consciente.

O estudo mostra ainda que 12 delas tiveram índice A e 52, BBB, o que significa que têm maturidade de gestão alta, relações positivas e alta percepção de valor gerado para lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade.

Os índices BB e B (maturidade de gestão acima da média nacional, relações saudáveis e ótima percepção de valor gerado para lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral) foram atingidos, respectivamente, por 86 e 54 empresas. Já os CCC e CC (maturidade de gestão na média nacional, relações com problemas pontuais afetando a percepção de valor gerado para lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade) por 14 e 6.

Na edição deste ano, nenhuma participante conquistou os níveis AAA e AA (maturidade de gestão mais elevada, relações extremamente positivas e alta percepção de valor gerado para lideranças, colaboradores, clientes, parceiros, sociedade e planeta). “Isso revela o potencial de desenvolvimento e crescimento que temos no Brasil com relação aos nossos negócios”, avalia Paro.

 

Imagem: Reprodução

 

Maior performance de governança, social, ambiental e financeira

A pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil mostra que o aumento do rating de consciência corresponde à maior performance das empresas e que ampliá-lo reflete em organizações mais éticas e transparentes, melhor performance ESG, melhor reputação da marca e mais satisfação e maior valor para os stakeholders. Além disso, as empresas humanizadas possuem rentabilidade 3,5 vezes superior à média das 500 maiores companhias do país.

Outro dado apontado pelo estudo é o de que as organizações que estão nos Ratings Classe C têm uma avaliação média em torno de 60% nos cinco princípios fundamentais. Nas de Classe B, esse índice sobe para 70% e, nas de Classe A, 80%. “Isso significa que trabalhar propósito maior, estratégia de valor compartilhado, cultura consciente, adaptabilidade evolutiva e liderança consciente são ótimas maneiras de as empresas continuarem evoluindo, sendo competitivas e gerando valor para os seus múltiplos steakholders”, analisa Paro.

 

Imagem: Reprodução

 

A apresentação dos resultados do relatório foi realizada em evento online nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de três organizações destacadas como Top Performance. Durante a mesa redonda, Guilherme Massena, cofundador da Dobra, Miriam Machado, sócia-fundadora da Nortus, e Luciana Villa Nova, gerente de sustentabilidade da Natura, falaram um pouco da visão que eles têm sobre negócios humanizados.

Segundo Massena, essa é uma questão bastante complexa e que foge da planilha de resultados financeiros. “Humanizar é quando você entende que, na verdade, o resultado na planilha é consequência do que se faz fora dela. Na Dobra, a gente procura cada vez mais estimular que as pessoas para que elas sejam elas mesmas.”

Machado pontuou que a companhia humanizada é aquela que se preocupa, pensa, cria e se estrutura para que o ser humano consiga ser mais humano, consiga ter mais humanidade. “E isso é mesmo complexo, porque a organização precisa conjugar diversos seres e ainda fazer as suas entregas em termos de resultado.”

Para Villa Nova, a empresa humanizada é a que tem princípios e valores éticos, e não apenas na teoria. “Quando ela fala que quer fazer, ela faz, e quem está ali sente que é uma verdade. Essa empresa também respeita o indivíduo, mas não em detrimento do coletivo”, complementou a executiva da Natura.

Na pesquisa, a Lince Humanização permaneceu junto a 20 outras empresas nacionais na categoria Top Performance com selo BBB em seu Rating de Consciência. Clique aqui e saiba tudo sobre isso!

 

Fonte: Época Negócios