O poderoso: conheça o tipo 08 do Eneagrama

07.10.2021 | Pessoas

O poderoso: conheça o tipo 08 do Eneagrama

Pessoas muito práticas e autoconfiantes, gostam de ter o controle das situações. Tudo pode virar desafio e superação. Porém, apesar da fama de durão, abriga um grande coração e sensibilidade.

 

O Tipo 08 integra a tríade da inteligência prática no eneagrama, também conhecida como instintiva ou visceral. Clique aqui e veja como isso influencia no comportamento dele. É considerado o tipo mais confrontador do eneagrama. Isto porquê o que para este tipo é apenas uma conversa normal, para outros pode soar como agressividade, imposição ou ataque devido a sua postura mais direta e reta.

É o mais assertivo do eneagrama. Esta sua característica é muito nítida em seu jeito rápido e sucinto de se expressar sem rodeios. Não há agenda oculta com pessoas deste tipo. Sua forte sinceridade, inclusive, pode vir a atrapalhar devido à falta de tato na hora de se comunicar.

São pessoas determinadas e possuem boa capacidade de se automotivarem, mesmo que seja baseada apenas em provar sua força para o outro ao se sentir em desvantagem. Desafios são sempre atraentes não pelo reconhecimento, como no caso do Tipo 03, mas pela transformação que eles geram.

O Tipo 08 é capaz de intuir, ou seja, sentir no corpo a verdade, a mentira, a força e a fraqueza. Sua decisão sobre qual caminho seguir (quase sempre certeira) é imediata, instantânea. Não há procrastinação, há somente a praticidade e ação.

Pessoas desse tipo estão preparadas para a guerra a qualquer momento e, na sua cabeça. Sua filosofia de vida é “o ataque é a melhor defesa”. Por conta disso, é muito reativo. Sua tendência natural é se armar e revidar, sem notar que, na maioria das vezes, aquele “ataque” existe apenas na sua cabeça. Assim, demonstrar fraqueza ou mais vulnerabilidade é como dar armas ao inimigo.

Em geral, o Tipo 8 é encontrado em cargos de liderança. Possui um perfil empreendedor, em que visualiza os efeitos de suas ações com muita nitidez. Sua mentalidade é direcionada, o que faz com que seus empreendimentos floresçam com certa rapidez.

 

Como o tipo 08 se comporta?

Devido à sua forte presença e intensidade, tende a dominar as conversas e as relações. Especialmente em grupos, sua atenção vai para o poder que consegue exercer e adota uma postura do tipo “Ou você está com nós, ou contra nós”. Com isso, pode ser uma pessoa de forte influência – tanto positiva quanto negativamente.

Seu tom de voz, na maioria das vezes mais alto que o das outras pessoas. Como sua atitude é instintiva, a sua vontade é fazer as coisas imediatamente. Os tipos 8 querem as coisas para agora e, enquanto outras pessoas ainda estão pensando se vão tomar uma decisão, eles já estão fazendo acontecer. Ou seja, o feito é melhor que perfeito.

Esse impulso de ação imediata é, por um lado, uma benção por torna-los pessoas realizadoras mas, por outro, é um forte desafio íntimo, pois tende a atropelar as pessoas pela falta de ponderação e até mesmo seus próprios planejamentos. Por isso que é muito comum em certos momentos transmitir forte intensidade emocional em meio a momentos de aparente calma; por exemplo: chamar para almoçar junto logo após uma discussão acalorada como se nada tivesse acontecido.

Apesar de passar uma ideia de fortaleza, é por conta de seu apreço à justiça e à verdade que, muitas vezes, os tipos 8 podem ser ingênuos. Sendo realmente voltados para encontrar injustiças no mundo e consertá-las, quando a encontram dão a cara a tapa. Isso pode levá-los a serem usados por outras pessoas sem perceber. Nessas situações, seu instinto corporal acaba falhando em discernir mentira de honestidade e, com isso, se desgastam em prol dos outros.

Histórico de infância

Foi uma criança que cresceu ouvindo coisas como “Seja forte!”, “Pare de frescura!”, “Se apanhar na rua, apanha em casa de novo.”, “Você já sabe se virar sozinho.” Diante da dureza de sua realidade, passou a esconder sua fraqueza que, aliás, nega mesmo que a perceba. A admiração e o afeto vem pela superação de desafios e assertividade.

 

Vício emocional

O tipo 08 age inconscientemente pela luxúria por conta do excesso. Isso pode se manifestar em seu tom de voz, no volume de atividades que realiza, nas reações a algo que desaprova ou discorda. Ao olhar para sua história de vida, é comum que encontre muitos momentos de intensidade ou explosão emocional, mesmo que tenha sido para conquistar suas metas pessoais.

Quando o Tipo 8 reconhece seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e defender, e não o que realmente são, desenvolvem maior brandura e até mesmo inocência. Isso os auxilia a compreenderem o que querem pra si e a comunicarem isso melhor. Passam a ser mais empáticos, sensíveis e ponderados.

 

Como identificar meu tipo?

Todos possuem comportamentos de todos os tipos em maior ou menor grau; porém, há apenas um tipo que explica a maior parte de nossas reações e escolhas. Enxergar-se no Eneagrama envolve estudar mais sobre o tema, identificando as motivações de cada tipo e, claro, o exercício da auto-observação. Ele supera todo tipo de ferramenta de testagem.

Esta autoanálise precisa ser feita usando um filtro específico, livre de censura e autêntico. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo no seu autoconhecimento através do Eneagrama!