O pacificador: conheça o tipo 09 do Eneagrama

07.10.2021 | Pessoas

O pacificador: conheça o tipo 09 do Eneagrama

O seu grande apreço pela harmonia os tornam verdadeiros mediadores diplomáticos e pessoas agradáveis. Porém, sua tranquilidade pode ser uma forma de desligar-se de problemas que deveria enfrentar.

 

O Tipo 09 faz parte da tríade da inteligência instintiva ou visceral. Clicando aqui você poderá entender como isso embasa seu comportamento e motivações.  São considerados os preservacionistas do eneagrama, ou seja, tudo que fazem é para manter a harmonia e o consenso entre as pessoas.

 

É fácil distinguir pessoas desse tipo: são amigáveis, positivos, discretos, possuem um ar de bem-estar que convida os outros para se aproximarem. São empáticos, agradáveis e participativos, atentos e sensíveis aos outros. Costumam ser amigos e apoiadores, estar disponíveis caso alguém precise de ajuda e gostar de participar de grupos. São aqueles que, repetidamente são convidados para ser padrinhos de casamento, por exemplo, por aceitarem os outros, os apoiarem e estarem sempre presentes na vida de seus amigos.

Os tipos 9 são especialistas em interferir em conflitos. Eles lidam com as diferentes opiniões, as ouvem e as apresentam; ajudam as pessoas a se colocarem umas nos lugares das outras, entendendo e respeitando todos os pontos de vista envolvidos. Dessa característica nasce também uma dificuldade que o tipo 9 costuma ter: quanto mais intercede pelo outro, mais tende a ignorar suas necessidades e especialmente expressá-las.

Devido à sua energia sempre mediadora e pacifista, não raro podem parecer pessoas invisíveis ou sem opinião. Na verdade, trata-se de uma grande dificuldade em se colocar. Em qualquer âmbito de sua vida, isso pode acarretar em uma presença pouco impactante.

 

Sua dificuldade de falar “não” para os outros também costuma ser grande, por acreditar que isso é uma forma de conflito. Dessa maneira, acaba se sobrecarregando de tarefas dos outros para realizar, muitas vezes à custa de sua própria lista de afazeres, que vai para o final da fila

Por valorizarem extremamente a harmonia e escaparem dos conflitos, os tipos 9 fogem da própria raiva por acreditarem ser esta uma energia de desarmonia, que pode causar danos a si e aos outros. Assim, eles passam a reprimir e controlar a própria força e o próprio impacto.

 

O preço a pagar por isso é, muitas vezes, uma falta de energia para tomar iniciativa no que diz respeito a conquistas pessoais, para cuidar de si mesmo e para dar o próximo passo. Não raro tendem a distrair-se com a própria imaginação e fantasias – uma forma de compensar a falta de energia no corpo.

Na área profissional, o Tipo 9 é encontrado nas mais diversas áreas. Pela sua aptidão em se adaptar aos acontecimentos, lida bem com tarefas com resultados esperados para longo prazo. Setores como administrativo, secretariado e profissões que exijam algum tipo de mentoria ou aconselhamento são lugares naturais e de fácil preenchimento para pessoas deste tipo.

 

Como o tipo 09 se comporta?

Os tipos 9 são os mais perseverantes do eneagrama. Sua força de vontade aparece na insistência, suportando a rotina e o trabalho pesado. Não existe atropelamento das outras pessoas nem um disparo inicial em alta velocidade.

Prefere a previsibilidade e rotinas que já conhece. Porém, quando começa a se mexer, é como o elefante: é difícil de sair do lugar e difícil de parar quando resolve sair.

Como já dito antes, sua atenção exagerada nos outros pode fazê-lo esquecer-se de si mesmo e envolver-se em projetos, desejos e agendas de outras pessoas a ponto de ficar sobrecarregado e atrasar seus próprios projetos. É difícil para o tipo 9 identificar o que é prioritário e essencial em sua vida, já que seus planos parecem sempre envolver sua família, sua equipe, seus amigos. É como se se fundissem às pessoas amadas, adotando seu ponto de vista sem perceber, como se suas vontades fossem também as suas.

 

Normalmente, não ficam muito confortáveis quando estão no centro das atenções, em posição de destaque em relação às outras pessoas. É difícil falar de suas principais qualidades ou habilidades. Até mesmo como líderes, isso fica nítido em sua comunicação – falas como “nós conquistamos”, nossa equipe fez acontecer”, são muito comuns.

 

Não raro colocam os outros à frente, pondo-se em segundo plano, na posição de suporte. Com isso, perdem o devido mérito pela sua competência ou ideias.

Apesar da facilidade em passarem despercebidos, sua disposição para o trabalho rotineiro, de longo prazo e até pesado é grande, principalmente quando esse trabalho é feito em nome de seu conforto, de sua harmonia ou das pessoas que preza.

Quando ele desenvolve a habilidade de dizer “não, de se posicionar nos conflitos e de agir para a construção dos seus próprios sonhos, tornam-se líderes servidores, formadores de equipe, que conquistam grandes projetos por meio de pequenos e constantes passos.

 

Histórico de infância

Quando criança, sentiu-se desconsiderado ou insignificante e, assim, aprendeu a se desligar e a se desconectar do incômodo e da dor.

Vício emocional

O tipo 09 age inconscientemente pela indolência justamente por transparecer uma tranquilidade tal que pode ser confundida com indiferença.  Quando o Tipo 9 reconhece seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e defender, e não o que realmente são, neutralizam essa indolência e passam a ser mais assertivos, a enfrentar com mais coragem os desafios e tornam-se mais seguros de si.

Ao invés de buscar constantemente adaptação, passa a dar voz aos seus reais desejos e não mais se sobrecarregar com tarefas de outros. Com isso, desenvolve uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

 

Como identificar meu tipo?

Todos possuem comportamentos de todos os tipos em maior ou menor grau; porém, há apenas um tipo que explica a maior parte de nossas reações e escolhas. Enxergar-se no Eneagrama envolve estudar mais sobre o tema, identificando as motivações de cada tipo e, claro, o exercício da auto-observação. Ele supera todo tipo de ferramenta de testagem.

Esta autoanálise precisa ser feita usando um filtro específico, livre de censura e autêntico. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo no seu autoconhecimento através do Eneagrama!