Setembro é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Esse movimento nasceu para dar visibilidade à importância da saúde mental e do cuidado com a vida.
Mais do que um mês de conscientização, a campanha Setembro Amarelo é um convite à reflexão: como temos olhado para nós mesmos? Como temos cuidado daqueles que estão ao nosso redor? E, principalmente, como a promoção da saúde mental se tornou essencial, inclusive em ambiente corporativo?
O tema ainda carrega tabus e estigmas. Falar sobre suicídio e saúde mental nem sempre é fácil. Muitas pessoas sentem dificuldade em expor suas fragilidades por medo de julgamentos ou pela crença de que precisam dar conta de tudo sozinhas. No ambiente de trabalho, essa pressão pode ser ainda maior.
Por isso, investir em iniciativas que promovam saúde mental e bem-estar deve fazer parte da cultura das empresas, não apenas como uma ação pontual. Mas, ainda assim, setembro pode ser um excelente ponto de partida: a campanha dá visibilidade ao tema, cria um espaço seguro para que as pessoas se sintam acolhidas e, consequentemente, pode proporcionar mais qualidade de vida no trabalho.
Reconhecer vulnerabilidades é um ato de coragem e o primeiro passo para uma vida mais saudável. Trazer esse diálogo para dentro da empresa pode fortalecer os vínculos e gerar mais qualidade de vida.
Mas como fazer isso de forma prática?
Preparamos algumas ideias para trabalhar o tema no ambiente corporativo:
– Explique o propósito da campanha e sua importância. Tornar o tema comum ajuda a quebrar tabus.
– Incentive a reflexão: convide o time a olhar para sua própria saúde mental e a reconhecer vulnerabilidades sem julgamentos.
– Reforce mensagens positivas nos ambientes físicos ou remotos, utilizando palavras de incentivo no dia a dia.
– Promova rodas de conversa com psicólogos ou especialistas externos para garantir um espaço mais acolhedor e sem vínculos hierárquicos.
– Realize palestras e dinâmicas para ampliar o conhecimento e abrir espaço para trocas significativas.
– Estimule relacionamentos saudáveis entre equipes por meio de atividades que promovam união e empatia.
– Ofereça acesso a atendimento psicológico. Para muitos, esse recurso ainda não é acessível e pode fazer toda a diferença.
– Celebre a vida: crie um dia especial para promover um ambiente leve, descontraído e acolhedor, reforçando a importância do cuidado coletivo.
O Setembro Amarelo nos lembra de que pedir ajuda é necessário e oferecer apoio pode salvar vidas. Esse movimento nos convida a repensar a forma como cuidamos das nossas emoções, a construir redes de apoio e a reconhecer que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho.
Investir em saúde mental durante este mês é essencial, mas transformar esse cuidado em um compromisso contínuo para todos os dias do ano é o que realmente faz a diferença.
Agosto – 2025
Esthefanie F. Favero
Deixe um comentário