Os pilares de uma liderança inspiradora e eficiente

28.04.2021 | Empresas

Os pilares de uma liderança inspiradora e eficiente

Hoje, é consenso que a liderança é uma aptidão que pode ser treinada e desenvolvida independente de cargo e da quantidade de liderados. Uma liderança realmente inspiradora e eficiente envolve investir em quatro pilares inegociáveis.

 

Por definição, o líder é aquele que tem influência sobre o pensamento e comportamento de outras pessoas. Cada vez mais é preciso falar sobre a liderança como uma aptidão que pode ser desenvolvida e um diferencial para toda empresa que almeja destacar seus resultados.

Especialmente em um contexto de constante transformação, os líderes precisam se envolver mais com as operações e criar conexões significativas entre os liderados, o processo de trabalho e a organização. Em outros termos, ele precisa nutrir a cultura da empresa. 

Mas para isso, o líder precisa antes trabalhar em si mesmo suas próprias competências pessoais e as skills necessárias para exercitar sua liderança de um modo inspirador, coerente e orientado especialmente para as pessoas responsáveis por alcançar os resultados esperados.

Isso só será possível à medida que o líder se atente a quatro pilares: autoconhecimento, à gestão emocional e de conflitos, ao estabelecimento de uma cultura onde a comunicação seja a base para tomada de decisões e, claro, propósito. Confira abaixo sobre cada um desses pilares básicos:

 

Autoconhecimento

Já é consenso entre diversos pesquisadores e organizações ao redor do mundo sobre o impacto do autoconhecimento na liderança. Por definição, trata-se da percepção de si mesmo perante o mundo, nas relações sociais e nas atividades cotidianas. 

Essa percepção de si se mostra um diferencial para a liderança, pois à medida que o líder compreende suas reações aos desafios compreende também como motivar-se, como é o seu perfil de trabalho e como este conjunto influencia as pessoas ao redor. 

Quando falamos em autoconhecimento, estamos falando de soft skills como senso crítico, reflexão, escuta ativa e comunicação positiva, mentalidade de aprendizado e crescimento, saúde mental e gestão emocional. 

O autoconhecimento não é um estado fixo, um patamar de personalidade na qual tudo é possível de se resolver. Ao contrário, o autoconhecimento é um exercício constante que demanda atenção, sensibilidade, autocompaixão e inteligência emocional. Aliás, o que nos leva ao segundo pilar. 

 

Gestão emocional e de conflitos

A gestão emocional se desenvolve na medida em que o líder passa a investir na compreensão de suas reações emocionais aos eventos. Não se trata de apenas nomeá-las (como raiva ou alegria), mas de usá-las a favor do resultado almejado. 

Há diversas técnicas e estratégias comportamentais para ajudar líderes a gerenciar  suas emoções e, por extensão, não serem sequestrados por elas em meio aos desafios ou imprevistos. Isso dá condições para que consiga gerenciar conflitos de maneira apaziguadora e inteligente. 

É importante ressaltar que “conflito” não necessariamente refere-se a uma situação de crise entre liderados, mas a todo tipo de divergência ou alteração que possa gerar dúvidas, desmotivação ou ruídos na comunicação e engajamento. Momentos de pressão, alterações no quadro de equipe, divergência de opinião e mudança do local da sede da empresa são exemplos de conflitos. 

Para desenvolver essa aptidão, é preciso que o líder invista em sua inteligência emocional.

 

Comunicação

Definida por autores como o coração da liderança, é pela comunicação que o líder direciona a equipe, compartilha objetivos que devem ser alcançados, orienta, estimula um ambiente produtivo e participativo. O objetivo é proporcionar espaço para que a equipe possa apresentar seus problemas ou dificuldades em suas tarefas.

É nesse diálogo que o líder também tem a possibilidade de promover o desenvolvimento das pessoas através de uma cultura de feedback, para que as ações que foram um diferencial e agregaram sejam sempre reforçadas e tornem a performance elevada – a nível individual ou da equipe. 

Líderes que estabelecem comunicação clara, objetiva e segura têm mais possibilidade de serem bem-sucedidos em suas ações dentro e fora da empresa por gerarem condições a todos sob sua responsabilidade para tomada de decisões inteligentes.

 

Propósito

Tudo aquilo que conecta pessoas às suas atividades de trabalho pode ser resumido em uma palavra: propósito. Trata-se daquilo que dá significado ao ofício, que por sua vez é guiado por valores pessoais além da necessidade universal de subsistência.  

O líder realmente inspirador e consciente reconhece isso e faz do propósito o seu alicerce. Ele é importante para toda a organização ao longo de sua trajetória. Assim, o líder é como o porta-voz e disseminador do propósito da empresa – sua razão de existir, por assim dizer. Nesse sentido, o líder é não só representante como mola propulsora da cultura da organização. 

Segundo dados da pesquisa People on a mission do Instituto Korny Ferry, publicado em 2016, empresas com propósito claro chegam a crescer até 3 vezes mais do que seus pares de mercado.  Neste mesmo estudo, mostrou-se que as empresas que comunicam seu propósito de forma clara obtêm performances financeiras melhores em até 17%.

O líder que não faz do propósito um dos seus pilares de liderança compromete não só o desempenho de seus liderados, mas o impacto de toda a organização. 

Desenvolver estes pilares envolve constante autoanálise e um estudo apurado de como os vários cenário em que o líder se encontra vem se relacionando: a interação de sua equipe entre si, seu engajamento e conexão com o trabalho, os efeitos de sua entrega nos resultados da empresa e, por fim, como isso é traduzido na reputação e desempenho da organização. 

 

Nesse sentido, ser líder é muito mais do que ocupar um cargo. A verdadeira liderança ultrapassa nomenclaturas de função e diz respeito ao uso de seus conhecimentos para alcançar os resultados respeitando todas as condições existentes – dos recursos disponíveis ao capital psicológico positivo da empresa. 

Para capacitar líderes a aplicar estas habilidades na gestão de pessoas, possuímos o ProLíder, nosso programa de desenvolvimento de liderança que capacita jovens líderes em suas carreiras bem como aqueles que querem aprofundar ainda mais sua aptidão. Clique aqui e entre em contato conosco para conhecer o programa!