Os 06 itens cruciais de um currículo

08.04.2021 | Talentos

Os 06 itens cruciais de um currículo

Aprenda as características essenciais de um currículo eficiente para ser recrutado.

 

Por definição, um currículo é um documento que apresenta a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa. Ou seja, ele é um recurso para demonstrar as competências técnicas de alguém. 

O currículo não é como uma monografia onde você tira uma nota de 0 a 10. Como uma carta de apresentação, ele trata da sua “personalidade profissional”. Através dele, recrutadores e líderes tem uma amostra de como é o seu perfil profissional. É por isso que é extremamente importante que as informações estejam dispostas de um jeito compreensível, direto e que revele a sua experiência de um jeito que cause boa impressão. 

Para isso, basta se atentar às seis partes integrantes de um currículo para torná-lo mais atraente e assertivo para recrutadores. Isso lhe ajudará a saber quais informações colocar, onde e como. Confira abaixo!  

 

1 – Dados Pessoais

O primeiro passo é trazer informações essenciais para que o recrutador entenda quem é a pessoa por trás daquele documento. O básico e que não pode faltar é: nome completo, naturalidade, estado civil, idade, telefone, e-mail e endereço residencial completo. Geralmente, ficam no cabeçalho do currículo.

Você não precisa (e nem deve) compartilhar número de documentação (RG, CPF) ou informações que podem lhe expor em excesso (como tipo sanguíneo, origem familiar, etc).

 

 2 – Escolaridade

É crucial que o recrutador entenda sua trajetória escolar. Muitas vagas dependem dessa informação. A orientação é simples: especifique se a sua escolaridade está “em curso” ou “completa” para todo nível de ensino: do fundamental à especialização! 

 

3. Experiência profissional

Quando um recrutador olha as suas experiências, ele busca saber se você já atuou em determinada atividade, ou seja, se você tem conhecimento da área e está pronto para trabalhar naquela função. 

Apresente elas em ordem decrescente, ou seja, comece da sua última atividade profissional até terminar com a primeira. Identifique o nome da empresa, data de entrada e saída (sinalize caso seja seu atual emprego), o cargo e breve descrição das atividades da função. Veja abaixo um exemplo: 

 

Nome da empresa (03/2018 – 03/2021)

Analista de RH

Desenvolver atividades nas áreas de recrutamento e seleção, administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento pessoal e administração salarial

 

4 – Cursos Complementares

Os cursos são grandes aliados em uma análise curricular. Neste campo, você deve colocar todo tipo de capacitação que vai além do ensino escolar ou técnico. Isso vale para cursos de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal (como idiomas, gestão comportamental, etc.) ou profissional (como domínio de ferramentas de trabalho que podem ser um diferencial). 

Essa informação mostra ao recrutador sua busca por qualificação e aprimoramento, e é valioso para todas as áreas. Por isso, guarde sempre os certificados que for adquirindo para comprovar sua evolução e aprendizado. Adicione esta informação ao currículo no seguinte modelo: 

 

Nome do curso – Quantidade de horas – Instituição onde você o realizou.

Por exemplo: Excel Avançado – 10h – Udemy

 

5- Idiomas

A habilidade de falar outra língua é um diferencial importante e pode render ótimas oportunidades. Por isso, merece um tópico exclusivo só para ela.  e, por isso, Assim como o último tópico, falar uma outra língua também pode abrir portas tanto

Ao destacar um idioma estrangeiro no seu currículo, lembre-se de destacar junto ao seu nível de fluência (iniciante, básico, intermediário, avançado/fluente), a instituição de ensino. 

 

6. Objetivo e Competências

Há muitos currículos com os campos “objetivo” e “competências” logo ao cabeçalho. Eles não são partes essenciais ao currículo. No entanto, são campos interessantes que podem ser usados de forma estratégica, como por exemplo, para uma vaga específica. Nesse caso, é crucial alterá-los de acordo com os requisitos do cargo.

Lembre-se do seguinte: suas competências podem e serão avaliadas no decorrer do processo seletivo, logo não se faz obrigatório inseri-las, mas fique à vontade! Como falei no início, não há certo ou errado. Porém, é preciso ser estratégico. 

 

Bônus

Agora que você já sabe o que não pode faltar num currículo está na hora de construir o seu! CLIQUE AQUI e obtenha acesso a modelos editáveis de currículos. Escolha o que mais se encaixar à sua realidade e alvo profissional e mãos à obra!