Fui contratado, e agora? Veja aqui como mandar bem no seu novo cargo

08.02.2021 | Talentos

Fui contratado, e agora? Veja aqui como mandar bem no seu novo cargo
Desde antes de o cenário econômico encontrar-se tão desafiador, a contratação já era algo carregado de expectativas. Referir-se a si mesmo como membro de uma empresa traz senso de pertença e utilidade ao trabalhador. É uma condição que, se construída com inteligência, se encaixa e complementa seus planos de vida. Ou seja, é oportunidade de construir carreira.

 

A contratação geralmente acontece de duas formas: como resultado de um processo de recrutamento ou como efetivação após período de experiência. Seja como for, é sem dúvidas uma conquista. Toda contratação é o início de uma trajetória, mesmo que a função já seja conhecida e conste no currículo.

Ao ser contratado, é natural sentir-se tanto feliz como aliviado ou mesmo ansioso. A primeira semana de trabalho pode ser a mais importante e por vezes a mais desafiadora para o profissional recém chegado a empresa. Deposita-se nele confiança o suficiente para enxergá-lo como representante da empresa, seja qual cargo for. 

Encare a sua contratação como o início de um novo ciclo mesmo que você já tenha experiência anterior na função pela qual foi contratado(a). 

 

O que fazer ao ser contratado

A depender do seu momento de vida, pode haver muitas expectativas e algumas ansiedades em jogo. Isso influencia em todo o seu processo de ambientação, ou seja, de conhecer e se adaptar ao modelo de trabalho da empresa. É possível que você se pergunte algo como “O que fazer agora que fui contratado?”, “Como garantir um desempenho de destaque?”, “O que eu faço primeiro?”. Com atitudes apropriadas, é possível se sair muito bem. 

Abaixo, você lê algumas dicas práticas que lhe ajudarão a como agir no seu novo emprego e a seguir com mais calma e profissionalismo:

 

1 – Viva o Novo

Se você escolheu uma empresa, foi por ter enxergado os mesmos valores que os seus em algum nível. Então esteja aberto a se aprofundar e conhecer mais sobre esse novo universo. 

Esteja aberto a mudanças para aprender novos processos e formas de trabalho. Quanto mais flexível for, mais rápido será o seu processo de adaptação. Sem contar que isso produz uma boa impressão.

 

2 – Demonstre curiosidade

Faça perguntas para entender o que seus colegas e liderança esperam de você como profissional. Demonstre curiosidade pela empresa, como ela nasceu, quais departamentos possui, regras e etc. Seja como uma esponja e absorva ao máximo deste novo cenário, observando como as pessoas estão seguindo com suas tarefas.

 

3 – Se enturme com a galera

Não se limite às apresentações iniciais em sua ambientação. Vá além: dedique-se a conhecer mais das pessoas, seus cargos e responsabilidades, seus setores e desafios. Com bom senso, busque interagir com seus novos colegas de trabalho e fazer amizade. Esta iniciativa ajuda a se enturmar e a ter uma visão global do negócio também. 

 

4- Apareça

Esteja disponível, compareça aos eventos e reuniões sempre que puder e não tenha medo de expor sua opinião. Muitas vezes ela não será ouvida, mas isto não significa incompetência ou prepotência. Ao contrário: as pessoas irão perceber que você faz questão de estar presente e ainda de contribuir.

 

5 – Demonstre os motivos de sua contratação 

A empresa precisa enxergar que trouxe um bom profissional para o time. Por isso, vale o ditado “vista a camisa” da empresa. Em outras palavras, seja proativo e se organize para mostrar à empresa as métricas e indicadores de seu trabalho; eles são o indicativo de que você foi uma decisão certa de contratação. 

 

Em resumo

Seja qual for o tamanho da empresa contratante, tenha um um olhar atento, disposição para aprender e também sensibilidade para sugerir melhorias. Afinal, uma relação de parceria é algo em constante evolução.

Reserve um momento de sua rotina para compreender a cultura empresarial. Ou seja, o estilo de trabalho, as prioridades e metas da empresa, seu posicionamento no mercado e o que é considerado essencial para a sua entrega e os seus resultados. 

 

Quer ajuda? Clique aqui.