09 dicas valiosas para gerenciar sua carreira pelas redes sociais

02.09.2020 | Talentos

09 dicas valiosas para gerenciar sua carreira pelas redes sociais

Perfis em redes sociais são meio de comunicação e divulgação do nosso trabalho. Utilizá-las para gerenciar a carreira pode — e deve — fazer parte da rotina. Para isso, é preciso saber investir no marketing pessoal e adotar etiquetas de bom comportamento no ambiente digital.

Não é novidade para você que boa parte do nosso comportamento acontece no digital. Na internet nos distraímos, compramos, nos informamos e trabalhamos também. Em agosto de 2019 foi constatado que 70% da população brasileira está conectada a internet. Sabe o que isso significa? Mais de 100 milhões de pessoas! Então, por que empresas estariam de fora não é mesmo?

Pesquisas já comprovaram: recrutadores de empresas de todos os tamanhos usam as redes sociais para conhecerem melhor possíveis candidatos e futuros funcionários. Portanto, é fundamental saber investir no seu marketing pessoal para ser encontrável.

Isso tem feito das redes sociais importantes ferramentas de gestão de carreira. Neste artigo, você aprenderá como fazer isso com base nas características das três mais usadas: Instagram, Facebook e LinkedIn. Boa leitura!

Como postagens podem influenciar sua carreira profissional

“As fronteiras entre o pessoal e o profissional desapareceram”. Palavras de Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação da IBM. Não é exagero: o comportamento na internet é encarado como uma manifestação de valores pessoais. Ou seja, como a pessoa encara certos acontecimentos, reage a desafios e sua visão de mundo.

É por isso que o conteúdo das postagens virou objeto de análise de recrutadores. Mas não pense que isso só vale para contratação! André Freire, presidente da Odgers Berndtson, comenta que o cuidado com a reputação ocorre em todos os níveis: “Se um executivo frequentemente publica fotos com um copo de bebida na mão em festas, vão surgir comentários na empresa, e a imagem do profissional ficará marcada”.

Ou seja, a gestão da carreira é um exercício contínuo que exige uma atitude responsável em todos os ambientes: dentro ou fora da empresa, on-line ou off-line. Assim, ter uma noção de marketing pessoal é importante e valioso.

Para saber apresentar-se ao mundo de um jeito coerente, primeiro você precisa entender que as redes sociais são canais de comunicação. Tudo que é postado diz respeito a você. Há quem as use como um diário, compartilhando o dia a dia, e há quem prefira compartilhar conteúdos que agreguem com outras pessoas. Isto é o que diferencia marketing pessoal de relato pessoal.

Para sabe como fazer isso, primeiro é importante saber as características de cada plataforma. Isso porque cada uma apresenta o conteúdo de um jeito. Confira abaixo sobre isso.

As três principais redes sociais para gestão de carreira e como usá-las

Redes sociais são plataformas digitais onde você encontra conteúdos e informações de todo tipo. Facebook, Instagram, Snapchat, YouTube, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Whatsapp são as mais usadas no Brasil. Todas possuem um formato específico de apresentação da informação, as postagens. Entender isso fortalece seu marketing pessoal e gestão de carreira.

Dentre essas, iremos focar em três: Facebook, Instagram e LinkedIn. Você irá notar, pelos números de usuários e suas características, o quanto é possível aproveitá-las. Confira!

Facebook

O Facebook é uma das plataformas mais frequentadas no mundo todo. São mais de 2 bilhões de usuários. Deste número, mais 100 milhões são brasileiros. O Brasil é o terceiro país com mais presença nesta rede social!
Sua vida profissional pode ser impulsionada com ele por três motivos:
– empresas e recrutadores o utilizam para divulgar vagas;
– é possível realizar networking por participar de grupos de discussão; e
– profissionais autônomos conseguem oferecer seus serviços em grupos, comunidades e em suas próprias fanpages (páginas dentro da plataforma de caráter comercial).
Ele permite o compartilhamento de conteúdos como reportagens jornalísticas, vídeos e textos. A descrição do perfil funciona como um minicurrículo: é possível (e recomendado) deixar visíveis informações como cidade de moradia, últimos trabalhos realizados, formação profissional e ocupação atual.
As postagens podem ser direcionadas conforme suas listas de amigos, ou seja, é possível segmentar de forma estratégica quem verá seus conteúdos: se amigos do trabalho, parentes, pessoas que admira, influenciadores e empresários que usem a rede com frequência.

Instagram

Dos mais de 700 milhões de usuários do Instagram, cerca de 40 milhões são brasileiros. E pode por nessa conta empresas, gestores e recrutadores também. É uma plataforma que se comunica essencialmente por imagens e fotos.
Enquanto marcas o usam como estratégia de interação com seus consumidores, recrutadores o usam como uma ferramenta complementar em seus processos seletivos. É um jeito de conhecer melhor seus candidatos. Profissionais autônomos e empresários divulgam seus serviços e produtos de um jeito mais chamativo e atraente.
O Instagram é conhecido pela sua informalidade e lugar onde o usuário compartilha momentos da vida diária através do recurso Stories, por exemplo. O mural de fotos torna a postagem um conteúdo fixo. Para fins de marketing pessoal, ele pode ser uma experiência, uma reflexão sobre um acontecimento ou o registro de uma conquista.

LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma oficial do mundo corporativo. Seu objetivo principal é conectar profissionais. Ele conta com mais de 30 milhões de usuários brasileiros, de estudantes a diretores e CEO’s. A participação nesta rede é praticamente obrigatória para investir na carreira.
Muitos o encaram como uma espécie de currículo digital por apresentar as informações do trajeto profissional de um jeito fácil e direto. Porém, ele é muito mais do que isso. Lembre-se: ele é uma plataforma de interação entre pessoas. Como o Facebook, ele permite postar conteúdos em formato de vídeo, textos curtos e artigos.
A postagem de conteúdos relacionados à sua área de atuação aumenta sua visibilidade e contribui para transformar o seu nome em uma referência no mercado.
O usuário consegue falar mais de si em um texto corrido fixado logo no cabeçalho do perfil, o que permite que outros profissionais conheçam sua experiência e personalidade de maneira objetiva. Abaixo dessa descrição, é possível adicionar certificados conquistados. É importante preencher todas as informações do perfil!
É possível você fazer recomendações a pessoas com quem já trabalhou como também recebê-las. O preenchimento desse tópico mostra ao mercado de trabalho que você é capaz de construir uma boa relação com outros mesmo após a sua saída de um negócio.

Gerenciando seu perfil com estratégia

“O truque não é se preocupar com o que TODOS pensam sobre você. É apenas se preocupar com o que as pessoas que IMPORTAM pensam sobre você”. Esta frase de Brian Michael Bendis, roteirista americano de quadrinhos, resume bem o que significa gerenciar a carreira com as redes sociais. Há três princípios que deverão lhe guiar neste exercício:
– quem faz parte da sua lista de contatos em cada plataforma;
– a quem seus conteúdos se direcionam;
– e o principal: suas postagens influenciarão no modo como você será visto. Afinal, não existe mais separação entre vida íntima e vida profissional, lembra-se?
Para seguir com estratégia, é preciso saber das características básicas que funcionam como regras de etiqueta em todas as plataformas e que fazem um perfil ser visto como adequado e positivo. Confira abaixo!

Características de um perfil positivo

Recrutadores, empresários e outros profissionais ficam atentos aos conteúdos postados de seus funcionários, colegas de atuação, parceiros e possíveis candidatos. Ou seja, o mercado está agora mais do que nunca conectado. Um perfil é visto de forma positiva por conter o seguinte:

– atenção à escrita e gramática;
– partilha de aprendizados e informações verdadeiras;
– relatos de experiências profissionais e envolvimento em projetos ;
– demonstração de interesse e boa vontade em aprender;
– clareza, objetivo e coerência nas postagens;
– interação que demonstre flexibilidade às mudanças.

Lembre-se: as redes sociais são como uma confirmação do que você é em essência. Então o virtual deve estar conectado com o discurso e com a prática que você tem no dia a dia. Toda postagem é demonstração de sua identidade.

Para facilitar a gestão das suas redes sociais e torná-la mais estratégica, há 09 dicas a partir do que dizem especialistas das áreas de comunicação, comportamento e recursos humanos. Confira abaixo!

As 09 dicas para sua gestão de carreira nas redes sociais

  • 1. Evite fazer da plataforma um diário virtual: não escreva o que você não falaria na rua.
  • 2. Existe a superexposição: conteúdos envolvendo a vida pessoal podem prejudicar a carreira. Além disso, pode dar a impressão de que a pessoa a pessoa tem mais foco em si mesma e não possui alvos profissionais (além de ser perigoso para a segurança).
  • 3. Fotos mostrando o corpo ou com trajes íntimos podem gerar interpretações tendenciosas ou negativas. O mesmo vale para registros com bebidas.
  • 4. Pessoas que costumam contar os dias para acabar a semana de trabalho mostram ter mais foco em prazer, diversão e descontração do que aspiração na carreira.
  • 5. Evite o criticismo: críticas a tudo e todos (membros de equipe, serviços, concorrência e etc) podem passar imagem esnobe e de eterna insatisfação.
  • 6. Pessoas que reclamam demais têm foco nos problemas e são inflexíveis. Quem tem mais atitudes positivas mostra foco na solução e capacidade de adaptar-se.
  • 7. Discussões ofensivas, preconceito, intolerância, difamações e calúnias são inadmissíveis.
  • 8. Nosso país é marcado por polarizações. Evite se envolver em assuntos que geram discussões acaloradas e sem rumo.
  • 9. Faltar ao trabalho e no mesmo dia postar foto se divertindo é motivo de demissão por justa causa.

Em resumo:
O ambiente virtual deve estar conectado com o discurso e com a prática que você tem no dia a dia. As redes sociais são muito mais do que um diário virtual. Usando de marketing pessoal, é possível gerenciar sua carreira através delas e chamar a atenção de quem você gostaria conforme seus objetivos profissionais.

Quer ajuda? Clique aqui.