O otimista: conheça o tipo 07 do Eneagrama
14.09.2021 | Pessoas
Sempre animados e agradáveis, são fascinados pelas aventuras da vida. Encontram jeito onde ninguém vê saída. Porém, sua grande versatilidade pode atrapalhar o foco e na conclusão de objetivos importantes na sua vida.
O Tipo 07 faz parte da tríade da inteligência racional no eneagrama. Clique aqui e veja como isso influencia no comportamento dele. Por conta disso, pessoas desse tipo possuem grande agilidade mental. Isso os ajuda a fazer várias coisas ao mesmo tempo e a serem resolutivos.
Este tipo tem como crença fundamental viver ao máximo todo tipo de experiência que a vida lhe proporciona. Por conta disso, são pessoas que estão sempre em movimento, otimistas para as circunstâncias e brincalhonas. Sempre há uma piada que conseguem encaixar às situações.
A brincadeira e a descontração compõem sua assinatura pessoal e, ao mesmo tempo, é a forma de lidarem com o desconforto, o erro e a tristeza. A busca por experiências sempre novas e prazerosas é mais do que uma prática costumeira: é um mecanismo de defesa contra sensações e sentimentos incômodos.
São verdadeiros contadores de história, pessoas de grande imaginação. Por isso, visualizam objetivos e metas com muita clareza. Devido a essa aptidão, tendem a criar ideias inovadoras combinando elementos diferentes para se alcançar um objetivo ou solução. Além disso, tonam-se pessoas encorajadoras, ajudando a desenvolver em outros visão mais otimista e mais resiliente para a vida.
Porém, ainda que isso seja algo positivo, por outro lado, tendem a se desmotivar com facilidade quando há perda do prazer ou da sensação de novidade. Essa tendência os atrapalha em lidar com tarefas mais burocráticas de trabalho, e até mesmo as mais pessoais e necessárias para transformar seus sonhos em realidade.
No que diz respeito a trabalho, o Tipo 7 está normalmente ligado a áreas em que não haja rotina e que a criatividade seja necessária. Marketing, vendas, planejamento e negociação são algumas delas. Sua resolutividade e otimismo são muito vistas em falas como “Deixa comigo!”, “O prazo é daqui a uma hora e nem comecei o projeto, mas eu dou meus pulos!”.
Como o tipo 07 se comporta?
Seu foco principal é o seu bem-estar e sua sensação de prazer. Está sempre envolvido em projetos que demandem criatividade e inovação (como artesanato, marcenaria, etc) ou aventuras fora da rotina (como trilhas). Isso lhes ajuda a enfrentarem riscos com coragem e a sair do comum.
Não é à toa serem, por vezes, encarados como inovadores, futuristas e visionários. São dotados de grande agilidade mental, o que lhes ajuda a solucionarem problemas. É daí a habilidade de improvisar de “se virar”.
Em todos os níveis, Tipos 07 agem para evitar o sofrimento, o tédio, a frustração e o desprazer. Inconscientemente, temem que suas necessidades e desejos não serão atendidos e assim buscam satisfazê-los sempre que possível.
Por conta dessa crença inconsciente, tendem a criar desculpas convincentes (sempre com alguma dose de humor) de modo a contornar as situações aflitivas. Esse mecanismo é uma forma de racionalização e trata-se de uma forma de convencer a si mesmo e afastar-se de suas reais emoções.
Com isso, duas características específicas podem aparecer: dificuldade de finalizar seus projetos e inquietude/impaciência para solucionar conflitos mais administrativos, rotineiros ou relacionais (de ordem afetiva).
Histórico de infância
Quando criança, passou por alguma experiência dolorosa, provavelmente um perigo de morte que gerou angústia e medo de morrer. Tal experiência lhe deixou a sensação de incapacidade e inaptidão para lidar com o sofrimento.
Assim, sofrimento tornou-se sinônimo de sensação de morte – algo a ser evitado através de justificativas mentais e racionalização do sofrimento (como, por exemplo, negar a morte de um ente querido usando a desculpa para si mesmo de que este viajou).
Vício emocional
O tipo 07 age inconscientemente pela gula, manifestação inconsciente de seu desejo incessante por experiências variadas e sempre prazerosas. Nesse sentido, quanto maior a dificuldade no momento, maiores são as chances de se isolar no mundo dos sonhos. Com isso, sua resolutividade diminui e fica desorientado.
Torna-se inseguro para fazer escolhas e, não sabendo se definir, acaba experimentando tudo, acreditando que essa é a melhor maneira de descobrir a opção correta. Quanto menos orientado está, mais busca o prazer e a liberdade, fazendo escolhas ruins, satisfazendo-se menos e podendo experimentar frustração, ansiedade, raiva e uma vontade de “jogar a toalha”.
Quando os Tipo 7 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, desenvolvem a sobriedade e conseguem ser mais presentes. Ao invés de racionalizar e fugir, passa a viver o momento tal qual ele se apresenta. Reconhecem o que querem a partir de si mesmos e não por prazer imediato. Sua atenção se torna plena, sua sensibilidade aumenta e suas atitudes se tornam mais ponderadas.
Como identificar meu tipo?
Todos possuem comportamentos de todos os tipos em maior ou menor grau; porém, há apenas um tipo que explica a maior parte de nossas reações e escolhas. Enxergar-se no Eneagrama envolve estudar mais sobre o tema, identificando as motivações de cada tipo e, claro, o exercício da auto-observação. Ele supera todo tipo de ferramenta de testagem.
Esta autoanálise precisa ser feita usando um filtro específico, livre de censura e autêntico. Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo no seu autoconhecimento através do Eneagrama!