Conheça o Eneagrama e os 09 tipos de personalidade

06.02.2021 | Pessoas

Conheça o Eneagrama e os 09 tipos de personalidade

 

O Eneagrama é, com toda certeza, um dos sistemas mais completos para o entendimento do comportamento humano. E aqui você pode encaixar o que preferir: motivações, desejos, defesas, adoecimento, saúde, consumo, produtividade. Neste artigo você aprenderá o que é o Eneagrama e porque ele pode ser importante para a sua saúde – ouso dizer para sua vida inteira. 

 

O que é o Eneagrama?

O Eneagrama é um antigo conhecimento milenar que existe desde a época de Pitágoras e Platão na Grécia Antiga. Ele veio à tona com o filósofo armênio Gurdjieff no começo do século XX. Mas foi somente na década de 1970, com as contribuições do psiquiatra Claudio Navajo, que o Eneagrama integrou um conhecimento que explica o comportamento humano do ponto de vista psíquico. Assim, tem quem o defina como um sistema, modelo ou mapa que categoriza a personalidade.

Ele se apresenta como uma figura geométrica composta de nove pontas interligadas em que cada uma delas representa um tipo de personalidade, com seus talentos e dificuldades bem como o que as faz adoecer, evoluir ou estagnar. 

Por conta de toda essa profundidade, hoje essa ferramenta é usada por grandes empresas na sua gestão de pessoas como também na assistência individual na área da saúde e do desenvolvimento pessoal, como em tratamentos de psicoterapia. Interessante, não é?

 

Entenda a simbologia do Eneagrama

Toda a simbologia do Eneagrama está voltada para o comportamento humano e para convenções universais que regem a experiência humana Não é à toa que ele também é chamado de mapa psicoespiritual, 

Todo o seu desenho possui uma simbologia que ajuda a entender o quanto que hábitos, motivações e algumas dificuldades moldam tanto as experiências de cada um. Veja abaixo a simbologia por trás dele: 

Círculo – o círculo sugere um caminho cujo fim é sempre o início de um novo ciclo, nomeado de Espiral de Crescimento. Representa também o Todo, ou seja, a integralidade que rege a vida. De acordo com essa lógica, nosso desenvolvimento se dá de forma global, única. 

Triângulo – o triângulo representa a Lei de Três ou Tríade Universal. Segundo essa Lei, a vida (ou o Todo) acontece sempre em três componentes que se complementam. Exemplo: próton, nêutron e elétron. 

Héxade – A héxade representa a Lei das Oitavas. Ela, por exemplo, rege as notas musicais (dó, ré, mi…). Essa Lei representa os processos de construção e desconstrução comuns a todo ser humano. 

Assim, unindo todas as peças, temos que o círculo ao redor da junção do triângulo com a héxade representa um caminho cujo fim é sempre o início de um novo ciclo. Essa lógica diz respeito ao contínuo aprendizado a que estamos sujeitos ao longo de toda a vida – se nos permitirmos a isso, é claro!

 

Por que 09 tipos de personalidade?

A tradição que embasa o Eneagrama sustenta que os seres humanos possuem três modos de perceber o mundo e se expressar. Eles são chamados de centros de inteligência. Porém, uma delas predomina em cada pessoa. 

Os tipos são melhores compreendidos em seus comportamentos, visão de mundo, escolhas e motivações a partir dos centros de inteligência. São eles:

  • Inteligência prática ou visceral: diz respeito à aptidão para realizar e concretizar. Pessoas em que se predomina este tipo de inteligência possuem uma forte agitação interna, aptidão para realizar e concretizar coisas, bem como a necessidade de controle
  • Inteligência emocional: diz respeito à aptidão para lidar com sentimentos e emoções. Pessoas em que se predomina este tipo de inteligência possuem uma aptidão para lidar com sentimentos e emoções, estabelece vínculos e cuidar de outros. Existe uma intensa necessidade de entender as coisas. 
  • Inteligência racional: diz respeito ao predomínio dos processos mentais. Pessoas em que se predomina este tipo de inteligência possuem facilidade para elaborar estratégias, categorizar situações e fazer uma boa análise delas, separando crenças de fatos. 

Em cada centro de inteligência encontram-se três tipos de personalidade. Assim, no total existem nove tipos de personalidade em que cada uma, embora tenha o predomínio de seu centro de inteligência humana, possui motivações próprias. 

 

Os 09 tipos de personalidade 

Abaixo você encontra um resumo introdutório de todos os tipos de personalidade. Clique no que mais se identificar conforme sua leitura e conheça com mais profundidade. 

 

Tipo 1. O perfeccionista

Este tipo possui um desejo pela verdade, justiça e ordem. São pessoas idealistas e que se esforçam para dar um bom exemplo sempre. Esperam clareza na tomada de decisão de todos ao redor. 

Tipo 2. O prestativo

Pessoas deste tipo possuem alta capacidade de empatia e, por isso, uma percepção afiada das necessidades de outros. Estão sempre dispostos a ajudar.   

Tipo 3. O bem-sucedido

São as pessoas centradas na ação, que tem objetivo obter resultados e, também, o reconhecimento por eles. Este tipo possui uma ótima visão de negócios e se adaptam muito bem aos diversos cenários. 

Tipo 4. O intenso

Este tipo é extremamente sensível, pois sente muito não apenas as suas próprias emoções como também a dos outros. É imaginativo, romântico e destaca-se pelo seu senso estético. Desempenha suas atividades sempre com muito capricho.

Tipo 5 – O Observador

É o tipo mais racional do Eneagrama. Pessoas Tipo 05 possuem duas marcas centrais em sua personalidade: a enorme curiosidade e o zelo pela sua privacidade. Assim, tendem a não se envolver com os demais. Preferem atividades mais solitárias e intelectuais.

Tipo 6 – O questionador

É o tipo mais atento e desconfiado, embora não expressem isso. São pessoas que preferem o planejamento e o controle do que o improviso. São também leais e colaboradores, porém precisam se sentir seguros para isso, pois até então agem sempre com desconfiança. 

Tipo 7 – O Otimista

Pessoas deste Tipo possuem são fascinadas pelo prazer. A brincadeira e descontração é o meio de lidarem com o erro e escapar de um desconforto. Possuem o raciocínio rápido e lidam com várias coisas ao mesmo tempo. 

Tipo 8 –  O Poderoso

É o tipo mais confrontador pela facilidade com que se posiciona e expressa o que quer. São pessoas centradas na ação, com extrema facilidade e aptidão para liderar. Seu foco é resolver as coisas da forma mais rápida possível. 

Tipo 9 – O pacificador

As pessoas do Tipo 09 prezam e buscam pela harmonia, pelo consenso e paz. São ótimos mediadores e considerados os preservacionistas do Eneagrama. Embora passem a imagem de tranquilidade e calma, internamente tem muita energia.